AS ESFERAS DA VIDA

OBSCURIDADENascer, crescer e morrer – este é o ciclo natural da vida. Nascer, crescer, desenvolver e morrer – este é o ciclo da vida humana e é o que nos diferencia de outras espécies, nos tornando mais belos e complexos.

Chegamos indefesos, dependentes, inconscientes. Somos recebidos por um seio que inicia o primeiro processo de socialização, o da esfera familiar. Crescemos um pouco mais e logo adentramos no mundo da educação, estamos na esfera acadêmica. Nela conhecemos nossos primeiros amigos e também os primeiros desafios de nos relacionar com ‘estranhos’. Adoramos brincar, jogar, passear, descobrir o mundo. Disputamos, ganhamos, perdemos e aprendemos o tempo todo. É na esfera social que descobrimos um pouco mais sobre nós mesmos, como ‘funcionamos’ perante os outros.

Nosso corpo continua espichando e junto com ele, nos despertamos para o novo, é hora de escolher o que queremos ser. Somos lançados na esfera profissional, ainda sem saber quem somos e, nem mesmo, o que queremos. Dúvidas, medos, desejos, sonhos, crenças, valores… Um verdadeiro universo particular se forma em nosso ser humano. Então, emerge a esfera espiritual que traz algum conforto, mas que também vem dependente da nossa capacidade de acreditar no potencial infinito que temos para realizar e transformar o mundo.

E assim, iniciamos e finalizamos os vários ciclos da vida… Uns começam e acabam, outros se misturam e parecem nunca passar… outros ainda se mostram distantes ou inexistentes. Fazemos parte de alguns grupos, nos separamos de outros, lideramos outros. Vamos amadurecendo por dentro e por fora, começando a entender os porquês intensamente incompreendidos. Buscamos tranquilizar as emoções da juventude para aprender a lidar com a chegada da maturidade.

É quando, então, percebemos que somos todas esferas da vida, juntas e separadas. Que somos o que podemos ser e que isso é simplesmente tudo.

Cristina Gaspar 

Palestrante  |  Coach |  Trainer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s