A SAÚDE DAS EMOÇÕES

Health insurance or love conceptQuando tratamos das situações corporativas ou pessoais no mundo da imaginação, o nível de comprometimento emocional não é considerado de maneira adequada. Mas ao sair a campo e vivenciar as mais diversas situações da vida, não há como “deletar” as emoções. Alguns conseguem negá-las, suprimi-las, rejeitá-las, enfim, uma gama de mecanismos de defesa que dão a falsa sensação de que “está tudo sob controle”.

O corpo responde a esses mecanismos de algumas formas, tais como: úlceras, enxaquecas, dores musculares, sobrepeso e tantas outras doenças psicossomáticas. Por outro lado, deixar que a emoção se manifeste da maneira como surge também não traz muitos benefícios. Já imaginou ficar com raiva e sair batendo em todos à sua volta? Também não é a melhor escolha.

Diante destas duas opções, igualmente inconvenientes, o que fazer? Aprender a gerenciar as emoções. Mas o que isso quer dizer? Segundo Daniel Goleman, o gerenciamento das emoções é um processo que passa pelo reconhecimento, aceitação e compreensão dos sentimentos e dos motivos que as desencadearam. Já Maturana, diz que as emoções são predisposições para a ação. Cada emoção pede uma ação. A felicidade pede celebração, risos, compartilhamento; a tristeza, choro, luto, etc.  E você, como anda gerenciando suas emoções?

A Sferas em parceria com a ReSurgir Desenvolvimento Humano tem como filosofia e premissa de atuação a sustentabilidade afetiva. Tanto para intervenções de desenvolvimento pessoal quanto profissional. Afinal, se somos um ser formado por mente e emoção, nosso trabalho deve levar em consideração esse olhar sistêmico em sua construção.

Pense nisso!!!

RENATA FRIAÇARENATA

Colaboradora do BLOGSFERAS

Coach e Facilitadora do Desenvolvimento Humano

 

Anúncios

Sobre Renata Friaça

Coach Executiva e Organizacional pela Leading Group e Opus Soluções Empresariais; Coach pela Lambent do Brasil; Certificação em Clínica para Adolescentes (ENTRELINHAS – DF) e em Criatividade e Estratégica (ILACE). Educadora Biocêntrica (Universidade Biocêntrica – CE). Certificada no Enneagram Professional Training Program com Helen Palmer e David Daniels. Co-autora do livro Coaching para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal da Editora Ser Mais. Sensibilização em Humanistic Coaching.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s