VOCÊ TEM DOMÍNIO PESSOAL?

400_F_41597621_bOpx4q4yhUojaFSEKJ4uaHIP0GimICLkOlhar para as pessoas e, até mesmo, para as empresas, como organismos vivos que são, é sempre um exercício que aguça a mente e desperta hipóteses. Pensar em crescimento, desenvolvimento e aprendizagem, é buscar entender os mecanismos de funcionamento do ambiente produtivo, mas também é buscar as mudanças internas necessárias à evolução.
Assim, hoje vamos trazer a disciplina do DOMÍNIO PESSOAL como um meio viável e essencial ao crescimento, segundo Peter Senge. Em nossa estrutura interna todos nós possuímos um impulso criativo capaz de nos mover de um patamar para outro superior, ou de uma situação atual para outra desejada. Esta dinâmica, quando traz satisfação e felicidade, está sempre ancorada no propósito de vida do indivíduo – aquilo que efetivamente é importante e tem forte significado pessoal.

CARACTERÍSTICAS DE ALTO NÍVEL DE DOMÍNIO PESSOAL

Se fôssemos desenhar o perfil de alguém com alto nível de DOMÍNIO PESSOAL poderíamos dizer que esta pessoa…

• Tem um senso de propósito de vida especial por trás de seus objetivos e metas;• Vê a realidade atual como aliada e não como inimiga;
• Aprendeu a trabalhar com as forças da mudança, em vez de resistir a ela;
• É curiosa;
• É comprometida com sua visão pessoal;
• Sente-se conectada aos outros e à vida em si;
• Acredita ser parte de um processo criativo maior;
• Vive em estado de aprendizagem contínua;
• É consciente de sua ignorância, incompetência e pontos a serem aprimorados;
• Tem grande autoconfiança.

Conhece alguém que possui todas essas características? Você se viu nelas? Achou este perfil muito distante do que costuma ver nas pessoas ao seu redor?

Certamente, encontraremos um número menor de pessoas que conseguem viver e produzir a partir dessa energia criativa. Alguns empresários famosos como Walt Disney e Steve Jobs; ou políticos marcantes como Nelson Mandela ou Abraham Lincoln; e, até mesmo, alguns líderes espirituais como Gandhi ou Chico Xavier podem nos servir de exemplos. Porém, se olharmos ao nosso redor, enxergaremos indivíduos com esta conexão pessoal forte em suas interações com o mundo.

COMO AMPLIAR O DOMÍNIO PESSOAL ?

É comum nos depararmos com resistência e dificuldades quando propomos o aumento do DOMÍNIO PESSOAL como fator crítico de sucesso. Porém, investir nele poderá significar um salto importante no crescimento da carreira e da vida pessoal.
Para ampliar o DOMÍNIO PESSOAL é preciso entrar em contato com o PROPÓSITO DE VIDA, VISÃO PESSOAL e com a TENSÃO CRIATIVA que se forma naturalmente. O diagrama a seguir ilustra este processo de crescimento pessoal:

PROCESSO DE DOMINIO PESSOAL SFERAS
 
Para entrar em contato com nosso PROPÓSITO DE VIDA necessariamente devemos responder a muitas questões que busquem emergir a nossa essência, a nossa alma. É resgatar o que de fato nos faz sentir seres divinos e diferenciados. Eu, por exemplo, descobri que meu propósito de vida é auxiliar pessoas a se melhorarem como profissionais e pessoas. Quando faço algo que está em conexão com este propósito, um calor especial se instala no centro do meu tórax, daí sei que estou em vivenciando com o que há de mais significativo em mim.
Outro exercício fundamental é reconhecer a nossa VISÃO PESSOAL. Desde já é importante ressaltar que visão pessoal não é meta ou objetivo, mas sim desejos intrínsecos, intensos. É uma imagem do futuro desejado. É concreta e multifacetada – pode ter várias dimensões, como: profissional, familiar, espiritual, etc. A partir da visão pessoal temos condição de construir uma espécie de ponte imaginária que parte da realidade atual e encerra no futuro desejado.
Uma vez que o indivíduo assume o desafio de tornar realidade o futuro desejado, finalmente inicia-se o processo de aprendizagem. É hora da TENSÃO CRIATIVA entrar em ação! Uma força que cria uma dinâmica de conquista da visão pessoal. Analisar, planejar, criar, gerir, atuar, testar são exemplos dos verbos que fazem parte dessa busca.
Nesta fase, a ansiedade pode se instalar em forma de sentimentos negativos e nos desmotivar. Muita atenção com os sabotadores do sucesso, pois este é um terreno fértil para a aparição deles. Desculpas consoladoras, transferências de responsabilidades, desânimos e desesperança podem acontecer. É preciso prestar atenção nas emoções que pairam e nos impedem de avançar.
Outro fenômeno comum é a revisão (ou diminuição) da visão pessoal para algo mais próximo ou mais apropriado à realidade atual. Um exemplo: “quero ser violinista oficial da Orquestra Sinfônica de São Paulo” – esta é a visão pessoal criada. Ao buscar realizar este desejo e se deparar com dificuldades e limitações, a visão pessoal é modificada para: “vou ser professor de violino na melhor escola da cidade”. É a mesma coisa? Satisfaz?
O domínio da tensão criativa revela a capacidade de perseverança e paciência do ser humano e, mesmo, das Organizações. Como disse Robert Fritz, as pessoas realmente criativas sabem que toda criação é atingida ao trabalhar com restrições. Portanto, sem restrições não existe transformação. É um belo exercício de perseverar, aceitar o tempo de cada etapa e manter-se comprometido com sua visão pessoal.

assinatura blog2

Anúncios

2 comentários sobre “VOCÊ TEM DOMÍNIO PESSOAL?

  1. Muito bom receber seu comentário, Delnério! Este é mesmo o propósito do BLOGSFERAS e sua participação é muito bem vinda! Sinta-se em casa para falar, sugerir e, até mesmo, enviar conteúdos interessantes para serem postados aqui! Aproveito para enviar-lhe um convite para seguir o Blog, grata!!! Abraços!

    Curtir

  2. É isto aí Cris. Gostei do arrazoado, ele vem de encontro ao que tenho desenvolvido ultimamente. além do que Peter Senge ocasionou uma ótima impressão e inspiração quando estava cursando a Pós em Adm. de Rec. Humanos, através do livro “A quinta disciplina”.
    Milenarmente encontramos em Sócrates o grande incentivador do domínio pessoal, serviu para ele e tem servido para muitos outros (homem, conhece-te a ti mesmo).
    Parabéns minha amiga pelo teu “insight”, pelo teu propósito e pelo teu trabalho.
    Sucesso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s