GANHOS, PERDAS E ESCOLHAS

Ouvindo vários relatos sobre processos de coaching e também analisando aqueles que conduzo, percebo o quanto as pessoas se cobram ou cobram outras pessoas por grandes feitos, grandes mudanças e grandes transformações.

Como coaches temos expectativas de ganhos expressivos do processo de coaching. Como coachees (clientes) não reconhecemos as evoluções por parecerem insignificantes. E, como seres humanos únicos e particulares que somos, deixamos de sentir, viver e reconhecer os pequenos e fundamentais estímulos às mudanças que queremos em nossas vidas.

Para entender os ganhos e perdas de nossa trajetória na vida, é necessário despir-nos do ego e olharmos com simplicidade para o que somos, o que queremos e, porque não, o que sonhamos. A iniciativa de realizar uma viagem ao centro de nós mesmos já é em si uma vitória, já que cada vez mais nos distanciamos de nossa essência, alimentando um sentimento de vazio e falta de sentido.

 JOSEPH CAMPBELL – A TRILHA DO HEROI

Uma linda colega de coaching, a Lilian Simões, me deu um texto de Joseph Campbell, a Trilha do Herói, que diz: “Não precisamos evitar o risco da aventura, pois os heróis de todos os tempos já a enfrentaram antes de nós. O labirinto já é conhecido em toda sua extensão. Temos apenas que seguir a trilha do herói. E lá, onde temíamos encontrar algo abominável, encontraremos um Deus. E lá, onde esperávamos matar alguém, mataremos a nós mesmos. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos ao centro de nossa própria existência. E lá, onde esperávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo.”

Campbell nos tira da fácil complexidade de buscar a realização pessoal no que está fora e nos escancara a difícil tarefa de olharmos nos espelhos de nossa própria alma, para nos entregar a única e verdadeira luta que temos: conquistar o que nos faz verdadeiramente humanos e felizes.

Por isso, é preciso olhar para os pequenos ganhos e não apenas para as grandes perdas. Por isso, é importante nos atentarmos para os nossos movimentos e o que eles estão nos trazendo de bom e ruim. Somos todos Um e, ao mesmo tempo, somos todos Diferentes, simples e difícil assim. Queremos e podemos tudo que está ao alcance de nossos olhos e desejos, pois se vemos é porque reconhecemos como nosso também.

É preciso aceitar que a estrada é longa e que, o mais importante, são os passinhos que damos e não a linha de chegada propriamente. A viagem é escolha nossa! A estrada, o destino, o tempo dedicado a cada etapa, a agruras e as alegrias, tudo é resultado de nossas escolhas. Olhe e veja. Pare e pense. Siga e construa seu mundo com a consciência de que realmente tudo está ao seu alcance, basta escolher.

Anúncios

2 comentários sobre “GANHOS, PERDAS E ESCOLHAS

  1. Concordo Cris,
    O processo de coach é uma construção lenta, feita de pequenas ações que levam a reflexões e que nos levam ao caminho da descoberta de nós mesmos, de nossas habilidades e limites. É um processo onde descobrimos também uma forma de viver mais serena, mais relax.
    O turbilhão diário, principalmente nas grandes metrópolis como São Paulo, RJ etc. nos impede de parar e refletir sobre nós, sobre o que queremos e como queremos.
    O coaching me parece uma cunha neste processo, onde aos poucos vamos encontrando tempo para sermos pessoas melhores…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s